terça-feira

Tango argentino | aulas regulares

Uma oportunidade para desenvolver a consciência do corpo no âmbito do paradigma da comunicação corporal íntima do Tango. Baseados nas técnicas de Contacto-Improvisação de Paxton, propomos que se explore a expressão de diferentes afectos, sentimentos e disposições sugeridos pelo vasto e variado repertório deste género de música, através do movimento numa relação de acção-reacção. A partir de exercícios de improvisação, procura-se desenvolver uma sensibilidade para a comunicação entre os corpos, entre o ‘eu’ e o ‘outro’, trocando papéis de ‘leader’ e de ‘follower’, num profundo diálogo intersubjectivo, em que se ouve e se responde à música coordenando e partilhando movimentos expressivos com o par.
No jogo de guiar e deixar-se guiar, de ver e deixar-se ver, leva-se a cabo, conformado pelo baile, um complexo diálogo inter-subjectivo, que ilustra um fenómeno existencial da vida humana: o significado da ‘mirada’, e com ele, a importância do ‘outro’ para a determinação do sentido de si próprio e de ser-no-mundo. Isto que em Sartre se apresenta como ‘mirada ocular’ apresenta-se no tango como ‘mirada corporal’ surgida num intercâmbio comunicativo, em que o homem e a mulher se reflectem, ensaiam papeis, praticam a negação e se transformam para com ele experimentarem ludicamente as possibilidades e limites da sua própria identidade.


Segundas: 21h30-23h00


Joana Carvalho e Jorge Salgado


Joana Carvalho e Jorge Salgado dançam Tango desde 2003 e leccionam desde 2009 nas Galerias de Paris, no Porto. 
Actuaram nos espectáculos “Música e Canções de Cena” de João Lóio, no Rivoli no Porto e no Teatro D. Maria em Lisboa, e “Histórias para serem Contadas”, de Oswaldo Dragún, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, e ainda com o grupo “PortoTango”, no Teatro Vilarinha. 
Organizam regularmente a milonga ‘La galeria Ideal’ no Porto e outros eventos relacionados com o tango, destacando-se “Porto Tango Tour 2010” (co-organização), “Maus Hábitos de Salão” (co-organização).
Joana Carvalho é licenciada em Psicologia, pela Univ. do Porto, frequentou o curso de Teatro-interpretação, na ESMAE e é actriz profissional desde 2000, repartindo a sua actividade entre espectáculos de teatro, dobragens e locuções de vozes para Tv e rádio. 
Jorge Salgado é licenciado em Filosofia, pela Univ. do Porto, doutorado na área de Estudos em Performance, pela Univ. de Sheffield, Inglaterra, e diplomado em Flauta Transversal como solista, pela Univ. de Zwolle, Holanda, e em Música Contemporânea, pela Univ. de Amsterdam. 
Tem realizado inúmeros concertos no País e no estrangeiro e é actualmente Professor Associado no Dep. de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.